Santo do Dia

Beata Ermengarda de Chiemsee – 16 de Julho

Beata Ermengarda de Chiemsee – abadessa | 16 de Julho

Conheça a história do Santo do Dia de Hoje e também poderá colocar suas intenções nas Santas Missas.

Se desejar colocar suas intenções antes de conhecer a vida do Santo do Dia, por favor, clique no botão abaixo!

No mosteiro de Frauenwörth, junto ao lago Chiemsee, na Bavária, Beata Ermengarda, abadessa, que desde sua tenra infância, desprezando o esplendor da corte imperial, escolheu servir a Deus, conseguindo que muitas outras virgens seguissem o Cordeiro (866).

Hoje, dia de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja também recorda a Beata Ermengarda (Irmengarda), fundadora do mosteiro de Frauenwörth, junto ao lago Chiemsee, nasceu em Ratisbona (Regensburg) no ano 833 e morreu aos 33 anos de idade, em 866. Foi filha de Luís II “o Germânico” († 876) e de Ema von Altdorf. São seus bisavôs: Carlos Magno, Hildegarda de Vintzgau, o Duque Ingerman de Hesbaye, o Duque Isembart II von Altdorf, Ermengarda de França (irmã de Carlos Magno), o Duque Widukind “o Grande” da Saxônia e Svetana da Saxônia.

Ermengarda teve três irmãs e dois irmãos. Junto com suas irmãs, foi educada no mosteiro de Buchau (Suábia). Mais tarde se tornou beneditina e foi-lhe confiada a abadia beneditina de Frauenwörth, localizada em uma ilha do Lago Chiemsee na Bavária, da qual ela se tornou a primeira abadessa e foi notável por sua de piedade.

Gisela, uma de suas irmãs, se casou com o Duque Bertoldo da Suábia e teve duas filhas: Bertilda da Suábia e Cunegunda da Suábia.

É de notar que ao contrário do que muitas vezes aconteceu nas famílias nobres da época, quando soberanas, princesas e damas da nobreza, depois de uma experiência como governantes, esposas, mães, ao enviuvarem deixavam o reino e a família para se retirarem em mosteiros, muitas vezes fundados por elas mesmas, onde começavam uma nova vida espiritual tornando-se frequentemente abadessas, a Beata Ermengarda era uma jovem virgem que desde a mais tenra infância desejou uma vida de clausura, evitando os prazeres da corte imperial.

Ela morreu com apenas 33 anos, em 16 de julho em 866, em Frauenwörth, e repousa na capela do mosteiro. Na primeira elevação de suas relíquias lhe foi reconhecido o título e o culto de Beata. O decreto de confirmação de seu culto ocorreu em 19 de dezembro de 1928, pelo Papa Pio XI.

Beata Ermengarda de Chiemsee, rogai por nós!

Rodrigo

Recent Posts

14ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

14ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Nesta Página você poderá ler e meditar a…

3 semanas ago

14ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

14ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira Nesta Página você poderá ler e meditar a…

3 semanas ago

13ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

13ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Nesta Página você poderá ler e meditar a…

3 semanas ago

13ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira

13ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira Nesta Página você poderá ler e meditar a…

4 semanas ago

13ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

13ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira Nesta Página você poderá ler e meditar a…

4 semanas ago

Santos Pedro e Paulo Apóstolos – Solenidade | Domingo

Santos Pedro e Paulo Apóstolos - Solenidade | Domingo Nesta Página você poderá ler e…

4 semanas ago